Cabrito Estonado e Maranho

Oleiros- Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho

Reserve já o seu quarto para visitar Oleiros no Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho, que acontece a 19, 20 26 e 27 de Março.

Reservar estadia, Turismo Rural

Retirado do site de Aldeias do Xisto

O evento dá destaque a duas especialidades confecionadas à base de carne de caprinos, sendo o Cabrito Estonado, exclusivo de Oleiros e considerado uma iguaria de excelência por muitos chefes.

O cabrito estonado trata-se de um cabrito assado em forno de lenha com a pele, o qual é “estonado” e não “esfolado”. Já o maranho, por seu lado, faz parte do cardápio da região do Pinhal, sendo uma espécie de enchido fresco recheado com carne de caprinos e alguns produtos do fumeiro, arroz e uma quantidade apreciável de ervas aromáticas, sobretudo hortelã.

IMG_7677

Cabrito Estonado, festival

De realçar que a carne de caprino sempre teve uma forte implantação na matriz gastronómica de toda a região Centro, sendo o cabrito beirão uma das suas jóias tradicionais.

Já o Cabrito Estonado é um prato medieval. As primeiras referências ao cabrito estonado aparecem num livro de receitas árabe do Al-Andaluz e do Magrebe, no século XIII. Este prato confecionado exclusivamente em Oleiros é ainda mencionado pelo primeiro ocidental a chegar ao Tibete, o Oleirense Padre António de Andrade, no séc. XVII e no séc. XIX é ainda referido por Alexandre Dumas.

Considerado um prato ecuménico, este é também conhecido como “o Cabrito da Paz”, uma vez que na sua origem era consumido igualmente pelas três religiões descendentes do profeta Abraão, ou seja, por cristãos, judeus e muçulmanos.

Uma iniciativa que tem como principal objetivo promover dois produtos endógenos de grande qualidade, dar maior visibilidade à fileira da caprinicultura, dinamizar os fluxos de visita ao território e coordenar uma oferta que se pretende regular, mantendo elevados índices de qualidade.

Nesse sentido, para uma perfeita degustação de Cabrito Estonado, os restaurantes sugerem que efetue marcação prévia, de forma a poder apreciá-lo a sair do forno, com a pele bastante estaladiça e a carne suculenta.

Promoção hoteis - turismo rural

Visite a região de oleiros em fotografia : aqui

 

Share this post