De 28 a 30 de outubro o fim-de-semana é de Medronho e de Castanha no recinto das feiras, em Oleiros.
A Mostra do Medronho e da Castanha será cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do PROVERE, com o apoio do Centro2020, Portugal2020 e da União Europeia.
Este ano estarão presentes como convidados a Chef Cátia Goarmon, finalista do programa Masterchef, e ainda João Seabra, humorista do Got Talent Portugal 2016.
Não perca este que é evento cheio de sabores tradicionais.
Acompanhe tudo a partir daqui: https://www.facebook.com/municipiodeoleiros/?fref=ts
Dia 28 de Maio, realiza-se na freguesia de Orvalho, conselho de Oleiros o XI Passeio Pedestre, inserido no Festival da paisagem-Semana europeia dos geoparques.
O percurso apresenta um conjunto de espaços nobres onde a paisagem e o sossego se aliam ao saber receber das suas gentes, criando a atmosfera perfeita para fugir ao stress dos centros urbanos.
Inserido no Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, este roteiro contempla a passagem pelos Geomonumentos classificados pela UNESCO, Fraga da água D”Alta e o Miradouro do Mosqueiro.
Ao longo da caminhada, os magníficos afloramentos rochosos, o som do correr das águas cristalinas das ribeiras e os cânticos dos pássaros convidam ao mais puro reencontro com a Natureza…
Conheça aqui o cartaz e todas as informações no site da freguesia do Orvalho:
Dia 24 venha despertar os seus sentidos na primeira metade do Trilho Internacional dos Apalaches (GR 38 Muradal-Pangeia). Inscrições a decorrer no Posto de Turismo de Oleiros e na Junta de Freguesia de Estreito-Vilar Barroco.
Aproveite e passe o seu 25 de abril no Refúgios do Pinhal. Conheça a nossa promoção aqui: https://refugiosdopinhal.pt/escapadela-de-abril-promocao/
Quer conhecer os açudes que enchem de beleza os recantos da vila de Oleiros?
Esta é a caminhada a que não vai querer faltar.
Sábado, dia 26 de março de 2016
O evento terá início às 09h00 para beber um café e conviver um pouco. De seguida, terá início a caminhada (das 09h30 às 13h00) com uma extensão aproximada de 10 Km em terra batida e alcatrão.
A caminhada irá passar pelo açude da Tojeira, perto do Refúgios do Pinhal, onde teremos todo o gosto de o receber para uma férias de Páscoa em comunhão com a Natureza.
Grande parte da caminhada é efetuada ao longo da Ribeira.
Noutros tempos todos os cantinhos da Ribeira de Oleiros eram utilizados para arranjar forma de conter a água para a rega ou uso doméstico. Os Açudes são construções notáveis e que levam a nossa imaginação a tempos que já passaram…em que era necessário arranjar formas de conservar a água vinda da ribeira.
Por estas paragens há centenas de anos que o movimento da água é usado nos moinhos e por esse motivo é também usual avistar a existência destas construções perto dos açudes.
É frequente encontrar nestes locais fauna variada entre a qual se destacam: os patos selvagens, as trutas e lontras.
Grau de dificuldade: Baixo.
Os participantes que pretendam participar no evento, devem trazer calçado e roupa adequada a caminhadas ao ar livre … e não esquecer: máquina fotográfica e espírito de aventura.
O Geocaching, além de permitir o contacto directo com a natureza e a prática de exercício físico, é uma bonita forma de conhecermos melhor o nosso concelho, a sua história e as suas gentes.
Basta registarem-se em www.geocaching.com, instalarem a aplicação no telemóvel (a oficial do geocaching ou a aplicação c:geo, ambas são gratuitas) … e começa a aventura.
Experimentem … não se vão arrepender.
Boas Aventuras
Turismo Rural, em Oleiros – Pack Abertura – com 10% de desconto na estadia de 06 a 31 de março de 2016
Válido para dormidas no hotel rural – Refúgios do Pinhal, inclui pequeno almoço.
O desconto de abertura desta casa de campo é o presente ideal para um experiência perfeita em comunhão com a natureza.
Março de 2016 é o mês do cabrito estonado e maranho em Oleiros, realiza-se mais uma festival gastronómico .
Escolha um dos nossos 10 quartos e passe as férias de páscoa em Turismo Rural, no centro de Portugal.
Consulte todas as opções de serviços extra e escolha a sua experiência!
verifique quais os quartos disponíveis para a data e condições por si pretendidas, clique no botão dourado
escolha o quarto, se clicar no botão preço vai verificar o preço por quarto em vigor para a época da reserva, com IVA (6%)
clique no botão escolher, aqui poderá editar os dados da sua reserva
escolha os serviços extra a incluir no booking, clique em seguinte
preencha os seus dados, escolha o pagamento da reserva, 60% do valor ou o total do valor da estadia (formulário a preto)
clique em confirmar a sua reserva
a reserva será registrada, receberá um e-mail com esta informação
a reserva de quarto só estará confirmada após pagamento, pelo menos 60% do valor da sua estadia (transferência bancária ou paypal), deverá indicar o ID da reserva no pagamento bancário
após 3 dias úteis, sem recepção de pagamento a reserva online será anulada
Ao longo de 370 Km, a GRZ- Grande Rota do Zêzere, acompanha o Rio Zêzere desde a nascente, na Serra da Estrela, até à foz, em Constância, onde encontra o Rio Tejo. Projetado para ser multidisciplinar, o percurso pode ser feito a pé, de bicicleta ou de canoa, de forma contínua e encadeada, por troços ou mesmo em circuitos multimodais.
O Rio Zêzere nasce na Serra da Estrela, a cerca de 1900m de altitude, junto ao Cântaro Magro, onde se define o início do maior vale glaciar da Europa (13 km).
Depois de descer a Serra da Estrela em agitado percurso, o Zêzere, já mais sereno, passa por Belmonte e Covilhã. Daqui, e quase até desaguar no Tejo, em Constânica, depois de um percurso de cerca de 248 Km, é alimentado, de ambas as margens pelo mar de montanhas que enquadra as Aldeias do Xisto. Depois do Mondego, é o segundo maior rio exclusivamente português.
Próximo de Cambas (Oleiros), entre as aldeias de Janeiro de Cima e Álvaro, o Zêzere deixa de ser rio e passa à calmaria de albufeira (Barragem do Cabril), onde as suas águas repousam antes de continuarem viagem. É neste troço que o encontramos nas curvas e contracurvas que o Geopark Naturtejo da Meseta Meridional designou por “Meandros do Zêzere.
Mais do que separar, o Zêzere é o denominador comum da identidade das seis Aldeias do Xisto que estão na sua bacia hidrográfica.
A sua importância no quadro da hidrografia do País, a diversidade e qualidade dos habitats que cria e atravessa e os valores patrimoniais que encontramos na sua envolvente, justificam o estabelecimento da Grande Rota que em breve terá o seu nome.
O evento dá destaque a duas especialidades confecionadas à base de carne de caprinos, sendo o Cabrito Estonado, exclusivo de Oleiros e considerado uma iguaria de excelência por muitos chefes.
O cabrito estonado trata-se de um cabrito assado em forno de lenha com a pele, o qual é “estonado” e não “esfolado”. Já o maranho, por seu lado, faz parte do cardápio da região do Pinhal, sendo uma espécie de enchido fresco recheado com carne de caprinos e alguns produtos do fumeiro, arroz e uma quantidade apreciável de ervas aromáticas, sobretudo hortelã.
De realçar que a carne de caprino sempre teve uma forte implantação na matriz gastronómica de toda a região Centro, sendo o cabrito beirão uma das suas jóias tradicionais.
Já o Cabrito Estonado é um prato medieval. As primeiras referências ao cabrito estonado aparecem num livro de receitas árabe do Al-Andaluz e do Magrebe, no século XIII. Este prato confecionado exclusivamente em Oleiros é ainda mencionado pelo primeiro ocidental a chegar ao Tibete, o Oleirense Padre António de Andrade, no séc. XVII e no séc. XIX é ainda referido por Alexandre Dumas.
Considerado um prato ecuménico, este é também conhecido como “o Cabrito da Paz”, uma vez que na sua origem era consumido igualmente pelas três religiões descendentes do profeta Abraão, ou seja, por cristãos, judeus e muçulmanos.
Uma iniciativa que tem como principal objetivo promover dois produtos endógenos de grande qualidade, dar maior visibilidade à fileira da caprinicultura, dinamizar os fluxos de visita ao território e coordenar uma oferta que se pretende regular, mantendo elevados índices de qualidade.
Nesse sentido, para uma perfeita degustação de Cabrito Estonado, os restaurantes sugerem que efetue marcação prévia, de forma a poder apreciá-lo a sair do forno, com a pele bastante estaladiça e a carne suculenta.
Oleiros – 9º Passeio TT Pinhal Total – Refúgios do Pinhal
As portas dos Refúgios do Pinhal abriram-se para os amantes da aventura e do desporto todo-o-terreno.
Dia 20 de fevereiro, foi o dia do 9º Passeio TT Pinhal Total.
A Pinhal Total é uma organização que muito tem contribuído para a divulgação de Oleiros, fazendo vários eventos, onde a aventura é sempre o ponto de partida.
Um dos passeios mais conhecidos da organização é o Todo o Terreno, que comemorou este ano a sua 9º edição, e de ano para ano tem vindo a juntar cada vez mais inscrições.
Este ano juntaram-se em Oleiros cerca de 400 pessoas que passaram um dia cheio de boa disposição e muita adrenalina, percorrendo montes e vales.
Os Refúgios do Pinhal foram um dos destinos de paragem para aconchegar o estômago, com filhós acabadinhas de fazer, e afinal quem resiste a uma filhó quentinha?
Numa tarde onde o sol não faltou, e a boa disposição também não.
E para manter o ritmo, estavam presentes alguma elementos do Rancho Folclore de Oleiros que animaram ainda mais o ambiente.
À organização da Pinhal Total o nosso obrigado, por se aliarem a nós na missão de dar a conhecer